IVAN TURGUENIEV E O PENSAMENTO RUSSO DO SÉCULO XIX, UMA ANÁLISE A PARTIR DO ROMANCE PAIS E FILHOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v9i1.68561Palavras-chave:
Romance, Pensadores russos, Pais e FilhosResumo
Esse artigo é resultado de um trabalho escrito conjuntamente para as disciplinas de Teoria da História III e História Contemporânea II na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para a realização desse trabalho, cada aluno deveria ler um romance do século XIX e perceber os elementos da narrativa que demonstrassem aspectos que constituíram as sociedades do período. Ivan Turgueniev escrevia seus romances sobre o presente e foi um escritor atuante nos círculos intelectuais russos e europeus no século XIX. A partir dessa constatação, esse artigo busca identificar os elementos do romance Pais e Filhos que se relacionam com as questões intelectuais russas relevantes no período. Em seguida, o artigo busca defender a relevância da análise historiográfica dos romances dessa mesma periodização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).