CRÍTICA AO NACIONALISMO, À MODERNIDADE E AO POSITIVISMO EM TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v10i2.68495Palavras-chave:
Triste Fim de Policarpo Quaresma, Nacionalismo, Positivismo, Modernidade, História e Literatura, Crítica.Resumo
Este artigo é fruto de uma avaliação conjunta das disciplinas de Teoria da História III e História Contemporânea I, ministradas na UFPR, no ano de 2019. O objetivo foi o de ter um melhor entendimento das relações de aspectos constituintes de diferentes sociedades ao longo do século XIX, através da leitura de uma obra ficcional. O livro por mim escolhido foi Triste Fim de Policarpo Quaresma. Na parte inicial do artigo, são abordadas as possibilidades do estudo histórico através da literatura. Em seguida, são introduzidos o enredo do livro e suas relações com a sociedade e as ideias da época. Ao fim, são apresentadas as considerações finais.
Downloads
Publicado
22-04-2021
Como Citar
Perin, G. B. (2021). CRÍTICA AO NACIONALISMO, À MODERNIDADE E AO POSITIVISMO EM TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA. Revista Cadernos De Clio, 10(2). https://doi.org/10.5380/clio.v10i2.68495
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).