A PERSPECTIVA HISTÓRICA EM A MONTANHA MÁGICA, DE THOMAS MANN

Autores

  • Carolina Marchesin Moises UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/clio.v9i2.68369

Palavras-chave:

Literatura, Thomas Mann, Século XX

Resumo

Ler A Montanha Mágica é ler a história do início do século XX. A literatura fundamental da época, através da história da viagem de um jovem alemão a um sanatório na Suíça, traz diversas visões do novo século e pode dar pistas sobre a sociedade europeia naquele momento. A partir da história do jovem Hans Castorp, Thomas Mann traça um panorama das questões filosóficas, estéticas, políticas e literárias de sua época, sendo a obra caracterizada pelo próprio autor e seus críticos como um romance de época, que pretende fazer uma apresentação do seu presente. Porém, como o livro foi escrito em um período longo e conturbado, mostra uma escrita ainda mais interessante aos olhos do historiador: a do tempo em transformação.

Biografia do Autor

Carolina Marchesin Moises, UFPR

Mestranda em História e graduada em História - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Realiza estudos no campo da História Contemporânea.

Downloads

Publicado

04-11-2020

Como Citar

Marchesin Moises, C. (2020). A PERSPECTIVA HISTÓRICA EM A MONTANHA MÁGICA, DE THOMAS MANN. Revista Cadernos De Clio, 9(2). https://doi.org/10.5380/clio.v9i2.68369

Edição

Seção

Artigos