Positivismo, distopia e o lugar das artes em “Paris no século XX”, de Júlio Verne
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v9i1.67557Palavras-chave:
úlio Verne, positivismo, distopia, lugar das artesResumo
As discussões acerca do progresso ganharam amplo espaço no século XIX, desde seus elogios, bem aproveitados pelo positivismo até suas críticas, como explorado pelas distopias científicas. O escritor de ficção científica Júlio Verne explorou essas discussões no romance “Paris no século XX”, envolvendo um outro aspecto: o lugar das artes, em um tempo em que as mesmas não são mais valorizadas. O artigo tem como objetivo explorar a forma como essas tendências aparecem, bem como a discussão sobre as artes.
Downloads
Publicado
22-09-2020
Como Citar
Iacomini, L. L. (2020). Positivismo, distopia e o lugar das artes em “Paris no século XX”, de Júlio Verne. Revista Cadernos De Clio, 9(1). https://doi.org/10.5380/clio.v9i1.67557
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).