Gota d’agua: a Medeia no Brasil do século XX
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v8i2.67146Palavras-chave:
História, Recepção, ClássicosResumo
O presente artigo é resultado de um trabalho final desenvolvido na Unidade Curricular de História Antiga da Universidade Federal de São Paulo, ministrada no ano de 2018. Buscamos, em sua produção, estabelecer as relações presentes entre a obra clássica de Eurípedes e sua releitura, produzida por Paulo Pontes e Chico Buarque, Gota D’agua. Para realizarmos os paralelos, abordamos, com especial enfoque, a maneira como ocorreu a recepção da peça clássica no cenário brasileiro civil-militar, verificando também as transformações que ocorreram durante a adaptação dos personagens, bem como seus aspectos sociais e políticos, importantes componentes de Medeia e Gota D’agua.
Downloads
Publicado
15-07-2020
Como Citar
Teles Ferreira, J. C. A., Vieira, M. C., Ramos, I., Alves, M., & Antonelli, G. (2020). Gota d’agua: a Medeia no Brasil do século XX. Revista Cadernos De Clio, 8(2). https://doi.org/10.5380/clio.v8i2.67146
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).