Gota d’agua: a Medeia no Brasil do século XX

Autores

  • Julio Cesar Aquino Teles Ferreira Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP)
  • Muriel Cristina Vieira EFLCH-UNIFESP
  • Isla Ramos Graduada em Letras pela EFLCH-UNIFESP
  • Milena Alves EFLCH-UNIFESP
  • Giovanna Antonelli EFLCH-UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.5380/clio.v8i2.67146

Palavras-chave:

História, Recepção, Clássicos

Resumo

O presente artigo é resultado de um trabalho final desenvolvido na Unidade Curricular de História Antiga da Universidade Federal de São Paulo, ministrada no ano de 2018. Buscamos, em sua produção, estabelecer as relações presentes entre a obra clássica de Eurípedes e sua releitura, produzida por Paulo Pontes e Chico Buarque, Gota D’agua. Para realizarmos os paralelos, abordamos, com especial enfoque, a maneira como ocorreu a recepção da peça clássica no cenário brasileiro civil-militar, verificando também as transformações que ocorreram durante a adaptação dos personagens, bem como seus aspectos sociais e políticos, importantes componentes de Medeia e Gota D’agua.

Biografia do Autor

Julio Cesar Aquino Teles Ferreira, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP)

História

Downloads

Publicado

15-07-2020

Como Citar

Teles Ferreira, J. C. A., Vieira, M. C., Ramos, I., Alves, M., & Antonelli, G. (2020). Gota d’agua: a Medeia no Brasil do século XX. Revista Cadernos De Clio, 8(2). https://doi.org/10.5380/clio.v8i2.67146

Edição

Seção

Artigos