OS CONCEITOS DA HISTÓRIA DE MARX E ENGELS À REVOLUÇÃO RUSSA: CONSCIÊNCIA, VIDA MATERIAL E LUTA DE CLASSES

Autores

  • Lucas Tubino Pianta Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5380/clio.v8i1.56100

Palavras-chave:

Marxismo, Revolução Russa, Luta de Classes, Consciência, Vida Material, Materialismo Histórico-dialético

Resumo

No século XIX Marx e Engels desenvolveram a teoria que serviria como impulso para que os Bolcheviques tomassem o poder e chegassem à revolução na Rússia no início do século XX. Porém, a própria revolução pôs em cheque as considerações de Marx e Engels ao mesmo tempo em que apresentava distinta fertilidade  no que diz respeito à produção da teoria marxista, assim como à produção historiográfica. Stalin e Trotsky, duas figuras que a história nos traz enquanto antagônicas dentro do processo revolucionário russo exerceram o papel de historiadores ao levantarem seus debates sobre a revolução, ambos na década de 1930.  Dentro de sua produção encontramos debates que giram em torno da teoria de Marx e Engels, assim como fatos novos que levaram a conclusões diferentes daquelas que rodavam as expectativas marxianas. É a partir destas conclusões que analisaremos Trotsky e Stalin enquanto historiadores. 

Biografia do Autor

Lucas Tubino Pianta, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em História Bel./Lic. Na UFSC - Universidade Federal de Sata Catarina. Pesquisa na área de História da Historiografia e Teoria da História. Bolsista Voluntário de Iniciação Científica na área de Teoria da História e História da Historiografia Medieval.

Downloads

Publicado

2018-11-10

Como Citar

Tubino Pianta, L. (2018). OS CONCEITOS DA HISTÓRIA DE MARX E ENGELS À REVOLUÇÃO RUSSA: CONSCIÊNCIA, VIDA MATERIAL E LUTA DE CLASSES. Revista Cadernos De Clio, 8(1). https://doi.org/10.5380/clio.v8i1.56100

Edição

Seção

Artigos