A descrição de Jesus Cristo como mago no Discurso Verdadeiro Contra os Cristãos de Celso (II-III d.C.)
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v7i2.48816Palavras-chave:
Celso, Jesus Cristo, Império Romano, Cristianismo, Magia.Resumo
A partir de meados do II séc. d.C., alguns locais no Império Romano presenciaram perseguições - iniciadas primeiramente por cidadãos romanos - que resultaram em levas de execuções e martírios de cristãos. Com uma doutrina ainda em construção, mesclando teorias filosóficas grecorromanas e traços de originalidade cristã, o cristianismo se encontrava em processo de expansão, inclusive em meio às várias escolas filosóficas que se concentravam principalmente em Roma e Alexandria. Em provável resposta a isso, Celso escreve a obra Discurso Verdadeiro Contra os Cristãos, tratando de várias querelas que incluem a falta de originalidade do cristianismo, a quebra de raízes com o judaísmo e, alvo de nossa exposição, a descrição do fundador do cristianismo, Jesus Cristo, como um mago, almejando assim expor a hipótese de que a deslegitimação do líder desse movimento encaixava-se em um contexto de intolerância à magia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).