RESSIGNIFICAÇÕES DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO PARANÁ: DO COLÉGIO DOS JESUÍTAS AO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ARTES POPULARES DE PARANAGUÁ (1938-1963).

Autores

  • Vinícius Assis Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5380/clio.v7i1.47374

Palavras-chave:

Colégio dos Jesuítas de Paranaguá. Identidade. Memória. Patrimônio Cultural.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de investigar os significados atribuídos ao patrimônio conhecido como Colégio dos Jesuítas de Paranaguá. O edifício é uma construção do século XVIII, que após a expulsão da Companhia de Jesus do Brasil (1760) acabou se tornando uma ruína. Entretanto foi o primeiro edifício a ser tombado pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), no estado do Paraná, e hoje abriga a sede expositiva do Museu de Arqueologia de Etnologia da Universidade Federal do Paraná. Ao desenvolver a pesquisa foi necessária a utilização de metodologias que abarcassem os significados e a construção de identidades inseridas nas práticas patrimoniais. Tal análise nos permite compreender os valores atribuídos ao patrimônio, às práticas de preservação por instituições e profissionais do setor, bem como a função política e social do conceito de patrimônio perante as disputas pelo prédio histórico por diferentes instituições no Paraná.

Biografia do Autor

Vinícius Assis, Universidade Estadual de Londrina

Graduando em História pela Universidade Estadual de Londrina. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (o PIBID) de História em 2014 e 2015, hoje é bolsista do projeto Patrimônio cultural e museu: a história das coleções e do acervo do Museu Histórico de Londrina/PR (1970/2000).  Tem experiência na área de História do Brasil, com ênfase nas políticas culturais e práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil e no estado do Paraná.

Downloads

Publicado

2016-10-02

Como Citar

Assis, V. (2016). RESSIGNIFICAÇÕES DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO PARANÁ: DO COLÉGIO DOS JESUÍTAS AO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ARTES POPULARES DE PARANAGUÁ (1938-1963). Revista Cadernos De Clio, 7(1). https://doi.org/10.5380/clio.v7i1.47374

Edição

Seção

Artigos