ONDE HÁ FUMAÇA HÁ FOGO O boato político nos desenhos de humor de Alceu Chichorro publicados em O Dia (1925-1961)
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v7i1.47214Palavras-chave:
O Dia (jornal), Alceu Chichorro, Boato, repressão, chargeResumo
O objetivo deste trabalho é analisar desenhos de humor do chargista Alceu Chichorro publicados no diário curitibano O Dia, entre 1925 e 1961, que tenham por tema o boato com cunho político, sua propagação e a resposta do poder constituído, assim como identificar variações desses aspectos ao sabor das oscilações do contexto político do país. A pesquisa também identificou a legislação repressiva aos boatos e sua criminalização, relacionando a incidência dos desenhos à elaboração do aparato jurídico repressivo nacional.
Downloads
Publicado
02-10-2016
Como Citar
Pannuti, F. de F. (2016). ONDE HÁ FUMAÇA HÁ FOGO O boato político nos desenhos de humor de Alceu Chichorro publicados em O Dia (1925-1961). Revista Cadernos De Clio, 7(1). https://doi.org/10.5380/clio.v7i1.47214
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
