Possêidon e a representação do mar em A Ilíada, de Homero
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v7i1.46259Palavras-chave:
Grécia Arcaica, Ilíada, Possêidon, Paisagens marinhas, IdentidadeResumo
A condição geográfica da Grécia fez com que o mar adquirisse papel preponderante na vida de suas sociedades. Em A Ilíada, Homero a ele se refere recorrendo a epítetos sonoros e coloridos os que se associam à figura de Possêidon, já cultuado, à época da escrita do poema, como deus dos domínios marinhos. A referência frequente do poeta à presença de um elemento úmido, caracterizado pelo emprego de tais epítetos, nos leva a analisar seu uso na epopeia para, em seguida, avaliarmos o porquê de seu emprego, sua relação com o deus e as atividades econômicas do Período Arcaico. Ao exploramos essas atividades, destacamos as paisagens naturais existentes no poema, que atuam na constituição de um modo próprio de os gregos antigos se relacionarem com o Mediterrâneo e, por conseguinte, com as manifestações do sagrado nele contidas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).