A Guerra de Canudos na Revista Illustrada: a República como discurso

Autores

  • Yuria Santamaria Pismel Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/clio.v7i2.45128

Palavras-chave:

Guerra de Canudos, Revista Illustrada, Angelo Agostini, Primeira República.

Resumo

A partir das edições da Revista Illustrada, criada por Angelo Agostini em 1876, pretende-se analisar as passagens de 1897, em que é mencionada a Guerra de Canudos. A proposta é identificar os elementos do discurso dos editores da revista sobre o conflito, em seu último ano, 1897. O destaque do Rio de Janeiro como centro político, militar e cultural do período justifica a escolha da Revista Illustrada, que se coloca contra o movimento popular de Canudos. Pretende-se analisar tal posicionamento, considerando o contexto social, cultural e político da revista. O recorte temporal escolhido deve-se à complexidade dos acontecimentos, em que saíram vitoriosas as forças militares oficiais, quando em outubro de 1897, o arraial foi arrasado e incendiado. Buscar-se-á compreender a análise da revista em relação à Guerra de Canudos, como difusora do discurso oficial.

Biografia do Autor

Yuria Santamaria Pismel, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em História - Licenciatura e Bacharelado, pela Universidade Federal do Paraná. Participou como bolsista do programa de extensão do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR. Altualmente é bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Downloads

Publicado

04-04-2017

Como Citar

Pismel, Y. S. (2017). A Guerra de Canudos na Revista Illustrada: a República como discurso. Revista Cadernos De Clio, 7(2). https://doi.org/10.5380/clio.v7i2.45128

Edição

Seção

Artigos