A Guerra de Canudos na Revista Illustrada: a República como discurso
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v7i2.45128Palavras-chave:
Guerra de Canudos, Revista Illustrada, Angelo Agostini, Primeira República.Resumo
A partir das edições da Revista Illustrada, criada por Angelo Agostini em 1876, pretende-se analisar as passagens de 1897, em que é mencionada a Guerra de Canudos. A proposta é identificar os elementos do discurso dos editores da revista sobre o conflito, em seu último ano, 1897. O destaque do Rio de Janeiro como centro político, militar e cultural do período justifica a escolha da Revista Illustrada, que se coloca contra o movimento popular de Canudos. Pretende-se analisar tal posicionamento, considerando o contexto social, cultural e político da revista. O recorte temporal escolhido deve-se à complexidade dos acontecimentos, em que saíram vitoriosas as forças militares oficiais, quando em outubro de 1897, o arraial foi arrasado e incendiado. Buscar-se-á compreender a análise da revista em relação à Guerra de Canudos, como difusora do discurso oficial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).