A SÉ DE LISBOA NA FUNDAÇÃO DO REINO PORTUGUÊS

Autores

  • Willian Funke Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/clio.v6i1.43615

Palavras-chave:

Sé de Lisboa, Portugal Medieval, Românico, Reconquista.

Resumo

O texto que segue está integrado ao conjunto de resultados do primeiro momento da pesquisa sobre a Sé de Lisboa. O objetivo inicial era compreender qual a posição, o lugar, da Catedral no contexto de expansão portuguesa sobre territórios islâmicos na Península Ibérica e consolidação de Portugal enquanto unidade política autônoma. Este objetivo desdobrava-se em compreender os usos da Sé e as relações que se estabeleciam a partir dela, sejam da própria Sé com outras institui- ções ou de Portugal como um todo com outros organismos. Além destes, era importante também a análise da Sé enquanto construção, em seus aspectos materiais. No presente artigo apresento alguns pressupostos da pesquisa, faço uma breve descrição da Sé – incluindo-a no contexto de sua construção – e, por fim, exponho as relações lidas a partir da Catedral de Lisboa, encerrando o texto com conclusões que servem de indicativos para a sequência dos trabalhos.

Biografia do Autor

Willian Funke, Universidade Federal do Paraná

Estudante de Graduação em História na Universidade Federal do Paraná.

É membro discente do Núcleo de Estudos Mediterrânicos (NEMED - UFPR) e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET - História UFPR).

Downloads

Publicado

26-10-2015

Como Citar

Funke, W. (2015). A SÉ DE LISBOA NA FUNDAÇÃO DO REINO PORTUGUÊS. Revista Cadernos De Clio, 6(1). https://doi.org/10.5380/clio.v6i1.43615

Edição

Seção

Artigos