A SÉ DE LISBOA NA FUNDAÇÃO DO REINO PORTUGUÊS
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v6i1.43615Palavras-chave:
Sé de Lisboa, Portugal Medieval, Românico, Reconquista.Resumo
O texto que segue está integrado ao conjunto de resultados do primeiro momento da pesquisa sobre a Sé de Lisboa. O objetivo inicial era compreender qual a posição, o lugar, da Catedral no contexto de expansão portuguesa sobre territórios islâmicos na Península Ibérica e consolidação de Portugal enquanto unidade política autônoma. Este objetivo desdobrava-se em compreender os usos da Sé e as relações que se estabeleciam a partir dela, sejam da própria Sé com outras institui- ções ou de Portugal como um todo com outros organismos. Além destes, era importante também a análise da Sé enquanto construção, em seus aspectos materiais. No presente artigo apresento alguns pressupostos da pesquisa, faço uma breve descrição da Sé – incluindo-a no contexto de sua construção – e, por fim, exponho as relações lidas a partir da Catedral de Lisboa, encerrando o texto com conclusões que servem de indicativos para a sequência dos trabalhos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).