O OBELISCO DE PELOTAS E SUA ANÁLISE ICONOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v6i2.41708Palavras-chave:
Obelisco, Pelotas, Republicanismo, Domingos de Almeida, MonumentoResumo
Na cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, no bairro Areal, há um monumento erguido no século XIX em prol do ideal republicano. O Obelisco Republicano - ou Obelisco Domingos José de Almeida ou Monumento Republicano – foi inaugurado em 7 de Abril de 1885, homenageando Domingos José de Almeida, político e investidor que residiu em Pelotas, e a República Rio-Grandense, que existiu durante a Guerra dos Farrapos (1835-1845). Essa coluna é o único monumento de cunho republicano erguido no Brasil durante o governo monárquico. O objetivo desse artigo é analisar os elementos presentes em sua estrutura – símbolos, datas, localização, formato e placas – para interpretar que mensagem dos idealizadores do monumento buscavam mostrar a respeito de Domingos de Almeida e o republicanismo.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).