CINEMA, QUADRINHOS E A SALA DE AULA: A REVOLUÇÃO IRANIANA GANHA IMAGEM E MOVIMENTO

Autores

  • Bruno Ercole Universidade Federal do Paraná
  • Isabela Brasil Universidade Federal do Paraná
  • Mariana Zablonsky Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/clio.v6i2.41690

Palavras-chave:

Fontes, Cinema, Quadrinhos, Ensino, Revolução Iraniana, Persépolis

Resumo

O presente artigo é resultado das atividades do projeto PIBID UFPR: História e(m) Imagens, realizadas ao longo de 2014, e aborda questões relativas à utilização do cinema e das histórias em quadrinhos na sala de aula das séries finais do Ensino Básico. Partindo da discussão teórica acerca da validade destas mídias como fontes historiográficas e didáticas disponíveis ao professor, pretende-se apresentar exemplos práticos de como essa abordagem pode ser realizada. Para isso, utiliza-se do caso da oficina realizada sobre “Persépolis”, em que os alunos Bolsistas do PIBID exploraram o tema da Revolução Iraniana em atividades aplicadas em duas escolas estaduais de Curitiba, utilizando-se do quadrinho “Persépolis” e da animação homônima, para abordar um assunto que não desfruta, via de regra, de grande destaque nos espaços escolares. 

Biografia do Autor

Bruno Ercole, Universidade Federal do Paraná

Granduando em História pela Universidade Federal do Paraná e bolsista do programa PIBID - Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Isabela Brasil, Universidade Federal do Paraná

Granduanda em História pela Universidade Federal do Paraná e bolsista do programa PIBID - Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Mariana Zablonsky, Universidade Federal do Paraná

Granduanda em História pela Universidade Federal do Paraná e bolsista do programa PIBID - Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Downloads

Como Citar

Ercole, B., Brasil, I., & Zablonsky, M. (2015). CINEMA, QUADRINHOS E A SALA DE AULA: A REVOLUÇÃO IRANIANA GANHA IMAGEM E MOVIMENTO. Revista Cadernos De Clio, 6(2). https://doi.org/10.5380/clio.v6i2.41690

Edição

Seção

Artigos