CINEMA, QUADRINHOS E A SALA DE AULA: A REVOLUÇÃO IRANIANA GANHA IMAGEM E MOVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v6i2.41690Palavras-chave:
Fontes, Cinema, Quadrinhos, Ensino, Revolução Iraniana, PersépolisResumo
O presente artigo é resultado das atividades do projeto PIBID UFPR: História e(m) Imagens, realizadas ao longo de 2014, e aborda questões relativas à utilização do cinema e das histórias em quadrinhos na sala de aula das séries finais do Ensino Básico. Partindo da discussão teórica acerca da validade destas mídias como fontes historiográficas e didáticas disponíveis ao professor, pretende-se apresentar exemplos práticos de como essa abordagem pode ser realizada. Para isso, utiliza-se do caso da oficina realizada sobre “Persépolis”, em que os alunos Bolsistas do PIBID exploraram o tema da Revolução Iraniana em atividades aplicadas em duas escolas estaduais de Curitiba, utilizando-se do quadrinho “Persépolis” e da animação homônima, para abordar um assunto que não desfruta, via de regra, de grande destaque nos espaços escolares.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).