Fontes on-line em arquivos brasileiros: Reflexões sobre a Internet no ofício do historiador
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v3i1.40556Palavras-chave:
TICs, fontes on-line, arquivos brasileiros, internet, digitalização de documentos, pesquisa históricaResumo
Esta pesquisa está inserida em um momento no qual as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) potencializam diariamente a interface entre preservação, divulgação e produção de conhecimentos históricos. Neste artigo, procuramos apontar brevemente o caminho por nós percorrido, ancorados pela leitura dos principais debates a respeito do tema. Subsidiados pela experiência do contato direto com os sites dos arquivos, foi nos permitido refletir acerca da situação atual das fontes on-line, seus processos de digitalização, critérios de seleção e a organização das fontes, ampliando o escopo para se pensar os usos possíveis da Internet para o ofício do historiador e os desafios futuros impostos pelas novas tecnologias.
Downloads
Como Citar
Baumann, C., Granzoto Junior, E., Nogueira, P. M., Broda, P. de C., Souza, R. S. de, & Rodrigues, V. N. (2012). Fontes on-line em arquivos brasileiros: Reflexões sobre a Internet no ofício do historiador. Revista Cadernos De Clio, 3(1). https://doi.org/10.5380/clio.v3i1.40556
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).