Experiências educacionais no Assentamento José Eduardo Raduan: escola, educação e terra
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v3i1.40555Palavras-chave:
Educação no Campo, MST, Sudoeste do ParanáResumo
Busco discutir sobre a relação existente entre a luta, educação e a terra e quais os significados que estas possuem para as famílias assentadas no Assentamento José Eduardo Raduan, em Marmeleiro, Sudoeste do Paraná (1983/2003). Compreende-se que a luta feita pelos Sem Terra traz significados sobre educação e escola que se diferenciam do modelo tradicional e neoliberal de educação, principalmente por conciliar a educação com a prática e a vivência dos alunos buscando a transformação intelectual e social deste. Partindo do pressuposto que a educação é uma importante ferramenta para compreendermos o mundo em que se vive e das
relações que está inserido; serve para ver a história e as lutas buscando valorizar a formação da identidade – Sem Terra – através do conhecimento destas lutas. Para tanto será analisado entrevistas orais e materiais produzidos pelo movimento.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).