Experiências educacionais no Assentamento José Eduardo Raduan: escola, educação e terra

Autores

  • Ricardo Callegari Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/clio.v3i1.40555

Palavras-chave:

Educação no Campo, MST, Sudoeste do Paraná

Resumo

Busco discutir sobre a relação existente entre a luta, educação e a terra e quais os significados que estas possuem para as famílias assentadas no Assentamento José Eduardo Raduan, em Marmeleiro, Sudoeste do Paraná (1983/2003). Compreende-se que a luta feita pelos Sem Terra traz significados sobre educação e escola que se diferenciam do modelo tradicional e neoliberal de educação, principalmente por conciliar a educação com a prática e a vivência dos alunos buscando a transformação intelectual e social deste. Partindo do pressuposto que a educação é uma importante ferramenta para compreendermos o mundo em que se vive e das
relações que está inserido; serve para ver a história e as lutas buscando valorizar a formação da identidade – Sem Terra – através do conhecimento destas lutas. Para tanto será analisado entrevistas orais e materiais produzidos pelo movimento.

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Como Citar

Callegari, R. (2012). Experiências educacionais no Assentamento José Eduardo Raduan: escola, educação e terra. Revista Cadernos De Clio, 3(1). https://doi.org/10.5380/clio.v3i1.40555

Edição

Seção

Artigos