Entre o espiritual e o temporal: o probabilismo e a teologia moral dos séculos XVI ao XVIII
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v3i1.40554Palavras-chave:
Teologia moral, probabilismo, Companhia de Jesus, história ibérica moderna, América colonial e espaços de ambiguidade no cumprimento de leisResumo
O presente artigo é o resultado dos estudos realizados por meio da pesquisa “Daniel Concina e a história do probabilismo (séculos XVI-XVIII)”, realizada com o apoio de uma bolsa de iniciação científica financiada pela FAPESP durante os anos de 2010 e 2011. Essa pesquisa relaciona-se com o grupo de estudos “Direitos e Justiça nas Américas”, coordenado por Rafael Ruiz, do Núcleo de
Estudos Ibéricos da Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo.
Estuda-se, nesse grupo, como as leis dos séculos XVI ao XVIII eram relativizadas de modo a se criarem espaços de ambuiguidade entre estas e seu cumprimento. Nesse sentido, este artigo busca demonstrar como a Teologia Moral se relacionava com as questões jurídicas e políticas, e busca ressaltar, também, a importância desta como um objeto para a compreensão destas questões no que diz respeito à Península Ibérica.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).