Costumes e Justiça: a interpretação da norma no cabildo de Corrientes - 1588 a 1646
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v3i1.40553Palavras-chave:
América colonial, costumes, justiçaResumo
Esse texto foi desenvolvido pelo resultado de um projeto de pesquisa, financiado pela FAPESP. A proposta do projeto era ler e analisar as Actas Capitulares da cidade de Corrientes (1588 a 1646). A análise se fez com o propósito de investigar as leis e sua aplicação nesta cidade, tomando como hipótese as reflexões desenvolvidas pelo professor Rafael Ruiz2, em seu projeto “Direitos e Justiça nas Américas”. Tais reflexões consistem na idéia de que as leis na América Ibérica do século XVII eram heterogêneas e flexíveis, estavam sujeitas a daptações, a especificidades circunstanciais e a demandas locais.
Downloads
Como Citar
Martins, L. A. (2012). Costumes e Justiça: a interpretação da norma no cabildo de Corrientes - 1588 a 1646. Revista Cadernos De Clio, 3(1). https://doi.org/10.5380/clio.v3i1.40553
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).