A política pendular de D. Fernando I de Portugal (1367-1383) e sua relação com o Cisma do Ocidente (1378-1383)
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v3i1.40550Resumo
Inserido no conjunto maior constituído pela Guerra dos Cem Anos, o Cisma do Ocidente (1378-1417) se caracterizará sobretudo pelo rompimento do ideal unitário representado pela Cristandade Latina – através da criação de duas Sés Pontifícias – e pelo acirramento da guerra. Assim, veremos seus efeitos por todos os reinos cristão latinos, inclusive Portugal, que no momento era governado por D. Fernando I (1367-1383). Este irá desenvolver uma política denominada pela historiografia como “pendular”, por conta de suas idas e vindas entre um e outro partido originado com a guerra e o Cisma – tendo em vista a série de eventos que ocorriam na Península Ibérica, sobretudo baseados em Castela, e nos interesses internos do reino. Sendo assim, intentamos nalisar detidamente como se dá esta política, de que forma se relaciona com o Cisma do Ocidente, seus desdobramentos e consequências, tanto no âmbito xterno quanto interno português ao longo do reinado fernandino.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).