ALEXANDRE DA MACEDÓNIA: CUNHAGENS COM ASPECTO DE PROPAGANDA
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v2i1.40498Palavras-chave:
Moedas, Alexandre, propaganda.Resumo
Quando as imagens são o objeto de estudo, uma gama de opções e interpretações se abre a nossa frente. A moeda como documento pode informar sobre os mais variados aspectos de uma sociedade. Tanto político e estatal, quanto jurídico e religioso. Alexandre tornou-se rei aos 20 anos, governando de 336 a.C. a 326 a.C.. Apesar de ter um curto reinado, foi um general de extraordinária habilidade: conquistou um império que ia dos Bálcãs à índia, incluindo também o Egito e a Bactria (aproximadamente o atual Afeganistão). As moedas não apenas são instrumentos importantes para estabelecer a datação de documentos e eventos que chegaram até nós sem seu contexto original, como são de grande valia na nossa compreensão das imagens que contêm.
Downloads
Como Citar
Faria, E. de M. (2011). ALEXANDRE DA MACEDÓNIA: CUNHAGENS COM ASPECTO DE PROPAGANDA. Revista Cadernos De Clio, 2(1). https://doi.org/10.5380/clio.v2i1.40498
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).