ESTUDOS SOBRE A HISTORIOGRAFIA DA ARQUEOLOGIA MAIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v2i1.40497Palavras-chave:
maias, povos pré-colombianos, arqueologia.Resumo
O texto aqui apresentado é fruto de minha iniciação científica orientada pelos professores Doutores Pedro Paulo Abreu Funari e Alexandre Guida Navarro e financiada pela CNPq, edital n° 01/2007, que vigorou de 01/10/2009 a 31/07/2010. O que buscaremos abaixo é uma análise arqueológica sobre os maias. Partiremos do chamado "modelo tradicional" de análise desta civilização, em voga dos anos 1930 aos 1970, aproximadamente, e da revisão desse modelo, que se fez de então. Passaremos por importantes aspectos - como o urbanismo, a guerra, o governo como teocracia ou Estado laico e a religião - buscando compreender a construção de padrões e de modelos a partir dos escritos dos maiores expoentes dessas duas correntes arqueológicas. Ressalto que a pesquisa não teve o intuito de refutar nenhuma das obras, mas expor os méritos e as limitações dos diferentes períodos, tais quais as tecnologias, os métodos arqueológicos e até as ideologias que influenciaram cada pesquisador.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
