A PROPAGANDA DA AIB E SUAS APROXIMAÇÕES COM A PROPAGANDA NAZISTA
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v2i1.40495Palavras-chave:
Revista Anauê, Plínio Salgado, Joseph Goebbels, Anticomunismo, Fascismo.Resumo
Muito se foi discutido sobre o caráter fascista da AIB e atualmente existe um quase consenso de que o Integralismo foi, de fato, um movimento do gênero fascista. Partindo desse pressuposto, defendido por Hélgio Trindade (entre outros autores), podemos estabelecer várias semelhanças entre os métodos, técnicas e temas da propaganda nazista e integralista e de como a primeira pode ter influenciado a segunda. Analisando a "Revista Ilustrada Anauê" é perceptível que os temas ali abordados estabelecem muitas relações com os temas apresentados em pôsteres e jornais da Alemanha nazista (disponíveis no German Propaganda Archive). Não pretendemos aqui uma simplificação e aproximação grosseira entre a propaganda nacional-socialista e a integralista, mas apenas ressaltar como ambas apresentam elementos em comum, que é um reflexo do caráter fascista da AIB, levando em conta as diferenças de contexto desses dois movimentos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).