A POSSE DE TERRITÓRIOS E INDIVÍDUOS NO NOVO MUNDO
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v2i1.40494Palavras-chave:
Cativo, práticas da vitória, ameríndios na Europa, exibição de indígenasResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar a análise de relatos produzidos durante o século XVI sobre as Américas Portuguesa e Espanhola, a fim de verificar a realização do embarque de indígenas para a Europa. Estes deslocamentos evidenciam que a posse da América pelos europeus não se restringiu aos territórios, estendendose também aos grupos humanos. Procurou-se identificar como, sob a ótica européia, os indígenas americanos foram tomados e incorporados a uma nova cultura, mesmo que embarcados por vontade própria. Os principais documentos foram: Os Diários de Colombo (1492-1502); a Relação da viagem do Capitão de Gonneville às Novas Terras das índias de Binot Palmier de Gonneville (1503-1505); a Historia Verdadera de la Conquista de la Nueva Espana, de Bernal Diaz dei Castillo (1632); o ensaio Dos Canibais (1580), de Montaigne e, Une fête Brésilienne en Rouen (1850) de Ferdinand Denis, que apresenta o manuscrito que descreve a participação dos indígenas brasileiros levados para a França em 1550 na entrada do rei Henrique II na cidade de Rouen.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
