PINTURAS PARIETAIS EM POMPÉIA: REPRESENTAÇÕES FEMININAS

Autores

  • Pérola Sanfelice Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/clio.v2i1.40481

Palavras-chave:

Pinturas parietais, representações, História, História da Arte, Arqueologia

Resumo

Esta reflexão apresenta um debate acerca das relações que os romanos tinham com a Arte, sobretudo com a pintura. O intuito é fazer uma análise da sociedade romana por meio de fontes selecionadas e contrapor com o discurso largamente difundido na historiografia clássica, na qual os romanos são tidos como um povo homogêneo. Com a intenção de contrapor esta visão, buscamos apontar a multiplicidades dos sujeitos, que acreditamos estarem representadas em pinturas, nas paredes de Pompéia. O foco central será, portanto, nas representações parietais da figura feminina, sendo observadas em de seus lugares de exposição, partindo assim, de um estudo que não se insere apenas na área da História, mas também no campo da Arqueologia e da História da Arte.

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Como Citar

Sanfelice, P. (2011). PINTURAS PARIETAIS EM POMPÉIA: REPRESENTAÇÕES FEMININAS. Revista Cadernos De Clio, 2(1). https://doi.org/10.5380/clio.v2i1.40481

Edição

Seção

Artigos