PINTURAS PARIETAIS EM POMPÉIA: REPRESENTAÇÕES FEMININAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v2i1.40481Palavras-chave:
Pinturas parietais, representações, História, História da Arte, ArqueologiaResumo
Esta reflexão apresenta um debate acerca das relações que os romanos tinham com a Arte, sobretudo com a pintura. O intuito é fazer uma análise da sociedade romana por meio de fontes selecionadas e contrapor com o discurso largamente difundido na historiografia clássica, na qual os romanos são tidos como um povo homogêneo. Com a intenção de contrapor esta visão, buscamos apontar a multiplicidades dos sujeitos, que acreditamos estarem representadas em pinturas, nas paredes de Pompéia. O foco central será, portanto, nas representações parietais da figura feminina, sendo observadas em de seus lugares de exposição, partindo assim, de um estudo que não se insere apenas na área da História, mas também no campo da Arqueologia e da História da Arte.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
