GÊNERO, MASCULINIDADES E ALCOOLISMO: BRASIL NO INÍCIO DO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v4i1.40444Palavras-chave:
alcoolismo, masculinidades, gêneroResumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar, em uma perspectiva das relações de gênero, os discursos masculinos vinculados ao consumo de álcool no Brasil, no inicio do século XX. Através de pesquisa bibliográfica e da análise de propagandas de cerveja da época, busca-se compreender a relação entre a definição de masculinidade e o consumo de bebida alcoólica, e como foi possível a emergência das cervejarias brasileiras em um momento em que o consumo alcoólico passava a ser considerado um problema social e de saúde pública, sob o controle do Estado e do saber médico. O intenso debate sobre a questão do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, posto naquele momento, fez com que os fabricantes de cerveja investissem em um novo significado de consumo, distante daquele condenado, na busca do consumidor, em particular, o masculino, das classes mais abastadas. As imagens projetadas nas propagandas estabelecem um perfil idealizado de masculinidade vinculado à elite do sudeste brasileiro, distinto daquele relacionado às classes mais pobres urbanas e vinculado a problemas sociais.
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