EMBATES HISTORIOGRÁFICOS NA ANTIGUIDADE TARDIA: RELEVÂNCIAS SOBRE OS CONCEITOS DE IDENTIDADE, ETNOGÊNESE E TRADITIONSKERN.
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v4i1.40442Palavras-chave:
Antiguidade Tardia, Historiografia, Identidade, Etnogênese, TradionskernResumo
Este trabalho tem como proposta analisar os embates historiográficos constituídos na formação de três conceitos: Identidade, Etnogênese e Tradionskern, sobre o período temporal da Antiguidade Tardia, em especial aos embates entre a Universidade de Viena e Toronto. Como parte de um artigo de análise historiográfica, buscamos, de forma sucinta e objetiva, apresentar e problematizar diversas concepções constituídas por autores e linhas interpretativas, apontando determinados embates epistemológicos na formação de terminadas perspectivas. Concerne-se, assim, numa interpretação do historiador frente ao cenário historiográfico de tais trabalhos acadêmicos, nas referentes inclusões e exclusões de obras e autores. Dentro do viés da legitimação historiográfica, tais conceitos referem-se a importantes instrumentais para pensar o contexto do período e fundamentar ideias, tornando-os importantes em uma análise ampla.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
