EMBATES HISTORIOGRÁFICOS NA ANTIGUIDADE TARDIA: RELEVÂNCIAS SOBRE OS CONCEITOS DE IDENTIDADE, ETNOGÊNESE E TRADITIONSKERN.

Autores

  • Marlon Citon

DOI:

https://doi.org/10.5380/clio.v4i1.40442

Palavras-chave:

Antiguidade Tardia, Historiografia, Identidade, Etnogênese, Tradionskern

Resumo

Este trabalho tem como proposta analisar os embates historiográficos constituídos na formação de três conceitos: Identidade, Etnogênese e Tradionskern, sobre o período temporal da Antiguidade Tardia, em especial aos embates entre a Universidade de Viena e Toronto. Como parte de um artigo de análise historiográfica, buscamos, de forma sucinta e objetiva, apresentar e problematizar diversas concepções constituídas por autores e linhas interpretativas, apontando determinados embates epistemológicos na formação de terminadas perspectivas. Concerne-se, assim, numa interpretação do historiador frente ao cenário historiográfico de tais trabalhos acadêmicos, nas referentes inclusões e exclusões de obras e autores. Dentro do viés da legitimação historiográfica, tais conceitos referem-se a importantes instrumentais para pensar o contexto do período e fundamentar ideias, tornando-os importantes em uma análise ampla.

Downloads

Como Citar

Citon, M. (2013). EMBATES HISTORIOGRÁFICOS NA ANTIGUIDADE TARDIA: RELEVÂNCIAS SOBRE OS CONCEITOS DE IDENTIDADE, ETNOGÊNESE E TRADITIONSKERN. Revista Cadernos De Clio, 4(1). https://doi.org/10.5380/clio.v4i1.40442

Edição

Seção

Artigos