DO LADO DE CÁ DO RIO URUGUAI: PRÁTICAS NOMINATIVAS E INSERÇÃO SOCIAL DE INDÍGENAS EM RIO PARDO (RS, 1758-1765)
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v4i1.40440Palavras-chave:
Registros paroquiais, indígenas, onomástica, História do Brasil, História da AméricaResumo
Este artigo estuda as práticas de nominação de índios oriundos das reduções jesuíticas dos Sete Povos das Missões, através de registros batismais da freguesia de Nossa Senhora do Rosário de Rio Pardo, no atual território do Rio Grande do Sul, entre 1758 e 1765. O levantamento sistemático das informações contidas em tais registros permitiu verificar certas peculiaridades dessa população na escolha dos nomes de seus batizandos, fazendo com que o resultado dessa pesquisa contrastasse com levantamentos semelhantes para outras populações da América portuguesa colonial. Parte-se disso para se pensar a relação entre portugueses, espanhóis e índios e suas práticas sociais, religiosas e culturais em meados do século XVIII.
Downloads
Como Citar
Costa, A. de Ávila. (2013). DO LADO DE CÁ DO RIO URUGUAI: PRÁTICAS NOMINATIVAS E INSERÇÃO SOCIAL DE INDÍGENAS EM RIO PARDO (RS, 1758-1765). Revista Cadernos De Clio, 4(1). https://doi.org/10.5380/clio.v4i1.40440
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).