A PUBLICIDADE NOS ANOS JK: CONSUMO DE MERCADORIAS E IDEIAS NO NACIONALDESENVOLVIMENTISMO.
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v4i1.40428Palavras-chave:
História da propaganda, Nacional-desenvolvimentismo, Representações políticasResumo
Através da análise de anúncios publicitários veiculados nas revistas Manchete e O Cruzeiro durante o período de governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), busca-se neste trabalho compreender as representações políticas, sociais, econômicas e as implicações ideológicas que eles produzem e em meio às quais são produzidos, na época do boom da industrialização do Brasil e – não por coincidência – da profissionalização da nossa publicidade. Para uma compreensão mais aprofundada
deste processo, empreendo aqui um estudo de caso, observando como o tratamento da temática do trabalho nestes anúncios faz parte do desenvolvimento de uma determinada mentalidade a este respeito que se fixa e se expande para diversas áreas da nossa vida, tanto na esfera pública como na privada.
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