REPRESENTAÇÕES DA SOCIEDADE BOLIVIANA EM SOLEDAD, DE BARTOLOMÉ MITRE
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v4i1.40405Palavras-chave:
Bartolomé Mitre, Bolívia, Literatura, Representações, ArgentinaResumo
Soledad foi escrita pelo argentino Bartolomé Mitre (1821- 1906) durante sua curta passagem pela Bolívia, entre 1846 e 1847. O romance apresenta uma clara dicotomia entre as representações da sociedade colonial e da nova sociedade independente. Neste artigo analisaremos essas representações criadas pelo autor para referir-se ao passado colonial e aos primeiros anos de história independente da Bolívia. Procuraremos demonstrar como Mitre, ao escrever Soledad, estava se posicionando politicamente e legitimando o projeto político do presidente José Ballivián.
Downloads
Como Citar
Troncozo, M. V. V. (2013). REPRESENTAÇÕES DA SOCIEDADE BOLIVIANA EM SOLEDAD, DE BARTOLOMÉ MITRE. Revista Cadernos De Clio, 4(1). https://doi.org/10.5380/clio.v4i1.40405
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).