Um passeio primaveril com Certeau: nas pegadas do cotidiano e da cultura
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v3i1.40404Palavras-chave:
Cotidiano, Cultura, Escrita da História, Michel de CerteauResumo
Este texto pretende fazer uma análise crítica e introdutória de algumas questões relativas às tramas do cotidiano e do entendimento da cultura na escrita do intelectual francês Michel de Certeau (1925-1986). Na concretização desta pesquisa lançamos mão da leitura do livro A invenção do cotidiano no volume “Morar, cozinhar” do qual será extraído reflexões acerca do ato de morar
(espaço urbano) e de cozinhar (espaço privado); bem como A cultura no Plural dando enfoque ao artigo “As universidades diante da cultura de massa” a fim de analisar as considerações certeaunianas acerca da cultura. Além do livro A escrita da História no qual analisamos as contribuições teóricas, sempre em nível introdutório, do texto “A operação historiográfica”. Sem a colaboração metodológica de Alarcon Agra do Ó e Alípio de Souza Filho este passeio não teria sido possível.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).