REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA SOCIAL DAS MULHERES NA ANTIGUIDADE TARDIA: O CASO DAS DEVOTAS CRISTÃS
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v4i1.40403Palavras-chave:
Antiguidade Tardia, Império Romano, Mulheres, Cristianismo, Condição socialResumo
Neste artigo, temos por objetivo refletir sobre a representação e as condições sociais em que se encontravam as mulheres entre o final do século III ao início do século V no Império Romano. Para tanto, discutiremos, num primeiro momento, o conceito de Antiguidade Tardia, bem como o contexto histórico da época; para, num segundo momento, analisarmos o papel desempenhado pelas mulheres cristãs na sociedade romana. Nesse sentido, acreditamos ser possível situar personagens femininas, que mesmo diante da repreensão atribuída às suas figuras, de certo modo, destacaram-se e tiveram voz em seu tempo.
Downloads
Como Citar
Furlani, J. C. (2013). REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA SOCIAL DAS MULHERES NA ANTIGUIDADE TARDIA: O CASO DAS DEVOTAS CRISTÃS. Revista Cadernos De Clio, 4(1). https://doi.org/10.5380/clio.v4i1.40403
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).