Quilombo: a voz do Teatro Experimental do Negro (Rio de Janeiro, 1940/1950)
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v3i1.40401Palavras-chave:
Jornal Quilombo, Teatro Experimental do Negro, democracia racial, Abdias NascimentoResumo
Este artigo propõe uma análise do jornal Quilombo: vida, problemas e aspirações do negro e a sua relação com o mito da democracia racial no Brasil nas décadas de 1940 e 1950. Este jornal foi fruto do trabalho de um grupo teatral denominado Teatro Experimental do Negro (TEN) surgido em 1944, na cidade do Rio de Janeiro. O referido periódico buscava dar voz a todos que tinham uma visão crítica sobre o preconceito racial no Brasil naquele contexto. Procuraremos compreender alguns dos discursos veiculados por este jornal, partindo de estudos e leituras de pesquisadores do tema, e as possibilidades de contribuição que ele deu nos debates relativos ao mito da democracia racial.
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Como Citar
Cunha, V. L. (2012). Quilombo: a voz do Teatro Experimental do Negro (Rio de Janeiro, 1940/1950). Revista Cadernos De Clio, 3(1). https://doi.org/10.5380/clio.v3i1.40401
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