QUESTÕES PARA O PATRIMÔNIO CULTURAL E INTANGÍVEL NA CIDADE DE SÃO PAULO: O CASO DO CINE BELAS ARTES
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v4i1.40400Palavras-chave:
patrimônio cultural urbano, patrimônio imaterial, cinemas de ruaResumo
No início de 2011 o Cine Belas Artes, tradicional sala exibidora do chamado “cinema de arte” desde 1967, recebeu ameaça de fechamento. Parte da sociedade civil realizou diversas manifestações contra o fechamento do cinema, que tiveram como plano de ação o pedido de seu tombamento. O artigo propõe uma investigação tanto do valor do Cine Belas Artes como bem culturais da cidade, como da possibilidade de sua inclusão no acervo do Patrimônio Cultural de São Paulo, adentrando em debates referentes à prática patrimonial no ambiente urbano que o caso em questão suscita.
Downloads
Como Citar
Ferreira, P. B. S. (2013). QUESTÕES PARA O PATRIMÔNIO CULTURAL E INTANGÍVEL NA CIDADE DE SÃO PAULO: O CASO DO CINE BELAS ARTES. Revista Cadernos De Clio, 4(1). https://doi.org/10.5380/clio.v4i1.40400
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).