O SANGUE NOSSO DE CADA DIA: VIOLÊNCIA E APROPRIAÇÃO NARRATIVA NA LITERATURA DE DALTON TREVISAN
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v1i1.40280Palavras-chave:
História Literária, Dalton Trevisan, violência, apropriação narrativa.Resumo
Analisa-se o livro Pão e sangue, de 1988, do escritor Dalton Trevisan, estuda-se a violência narrada pelo autor. São discutidas também as apropriações que o autor faz da mídia informativa. Dalton extrai das informações recebidas, aspectos que julga serem interessantes e transforma-os em literatura. Assim, transmuta notícias maniqueístas em histórias mais próximas do leitor. Pão e sangue está relacionado com a década de 1980, período em que a violência aumentou consideravelmente no Brasil. Suas histórias são construídas a partir das observações de um contexto de violência banalizada. Apesar de haver uma mentalidade de que o lar é um local desvinculado de atitudes violentas, isto é uma construção que deve ser repensada.
Downloads
Como Citar
Araujo, R. G. de. (2010). O SANGUE NOSSO DE CADA DIA: VIOLÊNCIA E APROPRIAÇÃO NARRATIVA NA LITERATURA DE DALTON TREVISAN. Revista Cadernos De Clio, 1(1). https://doi.org/10.5380/clio.v1i1.40280
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
