LONDRINA: UMA QUESTÃO SOCIAL, ECONÔMICA E DE GÊNERO NAS DÉCADAS DE 1950 E 1960
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v1i1.40267Palavras-chave:
Gênero, violência, século XX, condição socioeconómica, moralidade.Resumo
O presente artigo visa compreender as condições sociais e econômicas na cidade de Londrina, através de autos criminais de sedução nas quais a vítima, no caso a mulher pobre, recorre à justiça para reparação da violência sofrida e acaba se tornando a ré. Durante o desenvolver deste trabalho foram computados dados importantes, dos quais se resulta grande número de abusos contra a mulher tanto dentro de casa quanto fora desta. Poderemos observar com as informações levantadas o grande dilema que estas enfrentaram para defenderem sua "honra" e virtude, mesmo que, isso faça com que sejam "mal" interpretadas na sociedade da segunda metade do século XX.
Downloads
Como Citar
Batista, V. S., & Cunha, V. L. (2010). LONDRINA: UMA QUESTÃO SOCIAL, ECONÔMICA E DE GÊNERO NAS DÉCADAS DE 1950 E 1960. Revista Cadernos De Clio, 1(1). https://doi.org/10.5380/clio.v1i1.40267
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).