DANTE ALIGHIERI: A MONARQUIA UNIVERSAL E A "FELICITA MENTALE"
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v1i1.40265Palavras-chave:
Monarquia Universal, filosofia medieval, nobreza intelectual.Resumo
Dante Alighieri (1265-1321) nasceu numa Florença fragmentada e caracterizada pelo constante conflito entre facções politicas. Envolveu-se ativamente na vida política e, devido ao seu engajamento, foi exilado. Os conflitos entre o poder temporal e espiritual, especialmente entre Filipe IV e Bonifácio VIII, em conjunto com a passagem de Henrique VII pela Itália, criaram condições para a construção do tratado político De Monarchia (1312-1313). Dante Alighieri foi influenciado pela inserção do pensamento aristotélico no Ocidente e apropriou-se deste "novo" conjunto teórico para argumentar em favor da Monarquia Universal, no entanto, mesmo que nítida a importância dedicada à defesa do papel político do sujeito, sustentou também a virtude da nobreza intelectual, caracterizada pela contemplação filosófica.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).