CONSIDERAÇÕES SOBRE "O EROTISMO", DE GEORGES BATAILLE: UM PENSADOR DO PARADOXO E DA TRANSGRESSÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v1i1.40261Palavras-chave:
Bataille, erotismo, interdição, transgressão, paradoxo.Resumo
Com este artigo pretendo contribuir para a interpretação da obra "O Erotismo" de Georges Bataille. Para tanto acredito ser necessário apontar alguns dos pensadores com quem ele polemizou, as razões de tal polêmica, assim como outros autores com quem ele convergiu. Porém, ao comentar sua obra, irei me restringir a "O Erotismo". Pretendo diminuir essa limitação do presente artigo através de referências a outros intelectuais que comentaram sua obra. Dentro de "O erotismo" será dada uma especial atenção à complexa relação que Bataille estabelece entre as interdições e as transgressões, relação que será explicitada através de um diálogo com escritos de Michel Foucault e Friedrich Nietzsche.
Downloads
Como Citar
Galantin, D. V. (2010). CONSIDERAÇÕES SOBRE "O EROTISMO", DE GEORGES BATAILLE: UM PENSADOR DO PARADOXO E DA TRANSGRESSÃO. Revista Cadernos De Clio, 1(1). https://doi.org/10.5380/clio.v1i1.40261
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).