WAKING LIFE E A MODERNIDADE LÍQUIDA

Autores

  • Aline Isabel Wasak Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Anne Caroline de Rocha de Moraes Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Maybel Sulamita de Oliveira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Paula Marinelli Martins Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.5380/clio.v5i1.40227

Palavras-chave:

Modernidade Líquida, Waking Life, Cinema, Pós-Modernidade, História Contemporânea, Bauman.

Resumo

Este artigo visa analisar o filme Waking Life, produzido nos Estados Unidos em 2001, como expressão de seu contexto social. A análise da conjuntura é dada a partir do conceito de Modernidade Líquida forjado pelo filósofo Zygmunt Bauman, conceito que faz referência ao período posterior a Segunda Guerra Mundial, onde ocorre a crise da ideia de Progresso e Civilização, que se estende até os dias atuais. A análise do filme como fonte histórica busca compreender como este expõe os questionamentos e contradições da sociedade em que ele foi produzido e consumido, revelando elementos que Bauman expõe em suatese.

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Como Citar

Wasak, A. I., Moraes, A. C. de R. de, Oliveira, M. S. de, & Martins, P. M. (2014). WAKING LIFE E A MODERNIDADE LÍQUIDA. Revista Cadernos De Clio, 5(1). https://doi.org/10.5380/clio.v5i1.40227

Edição

Seção

Artigos