SENHORAS DA CASA: UMA VISÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO FEMININO NA SOCIEDADE EGÍPCIA DA XVIII DINASTIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v5i1.40226Palavras-chave:
Egito Antigo, XVIII dinastia, Rainhas, Mulheres.Resumo
Quando pensamos no Egito Antigo, comumente o imaginamos como uma região governada por homens, que recebem o título de faraó e exercem o poder sem questionamentos. É verdade que, para aquela sociedade, um dos deveres dos homens era o ato de conduzir, o que inclui o de governar; contudo, muitas mulheres tiveram papéis importantes no governo egípcio. Este trabalho visa mostrar as funções e a influência feminina aristocrática na religião e na política do Egito durante a XVIII dinastia, a partir do exemplo de algumas rainhas. Com isso, espera-se que o leitor supere a noção de que as mulheres foram passivas nesse período.
Downloads
Como Citar
Scoville, P. (2014). SENHORAS DA CASA: UMA VISÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO FEMININO NA SOCIEDADE EGÍPCIA DA XVIII DINASTIA. Revista Cadernos De Clio, 5(1). https://doi.org/10.5380/clio.v5i1.40226
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
