REPRESENTAÇÕES E CONSTRUÇÕES DA ANTIGUIDADE POR MEIO DAS SÉRIES DE TV: O CASO DO SERIADO “ROME”
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v5i1.40225Palavras-chave:
Televisão, Cinema, Representações, Roma.Resumo
Este trabalho apresentará algumas considerações acerca da forma como a Roma do séc. I a. C foi representada no seriado “Rome” (2005-2007), produzido pelas redes de televisão HBO, BBC e RAI. Para tal, faremos uma aproximação dos campos da História, Cinema e Televisão. Parte-se do pressuposto de que, assim como os estudos historiográficos, as produções cinematográficas e televisivas são narrativas que criam discursos acerca de determinados momentos do passado, e que, mesmo que não seja as intenções dos produtores (que devem ser consideradas), mostrarão o passado a partir de perspectivas do presente. Destarte, serão analisados alguns dos depoimentos de produtores, diretores e consultores de história que atuaram na produção de “Rome” com o intuito de ponderar acerca das influências do presente nos discursos que foram/são emitidos pela série. Como os produtores procuraram representar a cidade de Roma, bem como as suas possíveis influências, são questionamentos norteadores deste ensaio.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).