RISO E REGENERAÇÃO: O MEDIEVO DO SÉCULO XIV ATRAVÉS DO ESCRITO LITERÁRIO DE GIOVANNI BOCCACCIO
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v5i1.40223Palavras-chave:
Giovanni Boccaccio, Peste Negra, Crise, Riso.Resumo
No presente artigo realizamos uma análise sobre uma importante obra literária do período tardo-medieval: Decamerão de Giovanni Boccaccio (1313-1375). Escrita na Florença do século XIV, ela apresenta, no teor de suas narrativas, resquícios de um contexto marcado pela ideia da Morte, tendo em vista as terríveis circunstâncias e consequências nefastas que a Peste Negra, desde 1347, havia trazido para a região europeia. Propomos então observar o otimismo e o riso como uma das formas de agir perante uma realidade de cotidianidade da morte.
Downloads
Como Citar
Zattera, A. C. (2014). RISO E REGENERAÇÃO: O MEDIEVO DO SÉCULO XIV ATRAVÉS DO ESCRITO LITERÁRIO DE GIOVANNI BOCCACCIO. Revista Cadernos De Clio, 5(1). https://doi.org/10.5380/clio.v5i1.40223
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
