A GUERRA DO PARAGUAI EM DIFERENTES INTERPRETAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v5i1.40213Palavras-chave:
Guerra do Paraguai, Historiografia, Abordagens teóricas.Resumo
Na primeira metade do século XX as abordagens mais tradicionais acerca da Guerra do Paraguai obtiveram grande destaque e, por meio de uma análise personalista, viam o governante paraguaio Solano López como sendo responsável e causador da guerra e com certo patriotismo defendiam a ação brasileira na disputa. A partir da década de 1960, com a corrente revisionista, León Pomer (1984) e Júlio José Chiavenatto (1984) propunham a influência do imperialismo britânico como fator determinante para a deflagração de guerra e destruição do Paraguai. Mais recentemente na década de 90, uma nova linha de pesquisadores, entre eles Francisco Doratioto (2002), propunha guerra como fruto das contradições platinas e da consolidação dos Estados Nacionais na região. Posto isso, o presente artigo objetiva analisar e compreender as interpretações produzidas por essas distintas correntes historiográficas, atentando para as suas diferenças e especificidades.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).