CONSCIÊNCIA HISTÓRICA CRÍTICA E ARQUEOLOGIA CLÁSSICA NA ESCOLA: PENSANDO ABORDAGENS A PARTIR DE NOVAS PERSPECTIVAS SOBRE O IMPÉRIO ROMANO

Autores

  • Jéssica Louise Neiva de Lima UFPR
  • Felipe Barradas Correia Castro Bastos UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/clio.v5i1.40210

Palavras-chave:

Arqueologia, Historiografia, Império Romano, Consciência Histórica Crítica, Ensino de História.

Resumo

Resumo: Proporemos, neste artigo, pensar de que maneira a interdisciplinaridade entre Arqueologia e História pode propiciar conhecimentos que reflitam sobre a pluralidade do passado romano. A partir do estabelecimento de diálogos entre a academia e a escola, o objetivo deste artigo é defender o potencial desse saber arqueológico para que os alunos possam compreender a diversidade de sujeitos, relações e culturas de maneira mais temporalizada e multifacetada, tendo em vista a relação entre o passado e presente. Pretendemos refletir sobre a possibilidade de inserir os estudos recentes sobre a cultura material do início do principado romano, no século I d.C., nas salas de aula, aliando o referencial teórico de Jörn Rüsen referente à “consciência histórica crítica” à proposta da Arqueologia Pública de estabelecer relações mais profícuas e menos hierarquizadas entre o conhecimento acadêmico e as escolas.

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Como Citar

Neiva de Lima, J. L., & Bastos, F. B. C. C. (2014). CONSCIÊNCIA HISTÓRICA CRÍTICA E ARQUEOLOGIA CLÁSSICA NA ESCOLA: PENSANDO ABORDAGENS A PARTIR DE NOVAS PERSPECTIVAS SOBRE O IMPÉRIO ROMANO. Revista Cadernos De Clio, 5(1). https://doi.org/10.5380/clio.v5i1.40210

Edição

Seção

Artigos