FREQUÊNCIA CARDÍACA PARA ESTIMATIVAS DA CARGA FÍSICA DE TRABALHO NA EXPLORAÇÃO FLORESTAL

Autores

  • Kauê Augusto Oliveira Nascimento Universidade Federal do Paraná
  • Fabiano Emmert Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA
  • Niro Higuchi Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA

DOI:

https://doi.org/10.5380/biofix.v3i1.58654

Palavras-chave:

Amazônia, Gasto metabólico, Manejo florestal

Resumo

O trabalho em exploração florestal exige grande contingente e carga física sob condições ambientais desfavoráveis. Portanto, um bom condicionamento e hábitos saudáveis são essenciais para o desempenho. O estudo pretendeu a coleta de frequência cardíaca para estimar a carga física do trabalho em exploração florestal. A pesquisa foi conduzida no município de Itapiranga, Amazonas, Brasil. Foram avaliadas as operações de pré-arraste, arraste e pátio, exceto o corte. Foi coletada frequência cardíaca da ocupação mais desgastante em cada operação, e estimadas as cargas físicas por dois métodos: anexo C da ISO 8996 e o método CCV. A variável peso demonstrou forte correlação positiva com a frequência cardíaca. A carga física variou em até 167 kcal/h para a mesma ocupação. A ocupação puxador de cabo (pré-arraste) foi a mais desgastante, sendo considerada pesada e estimou-se pausas de até 15 min./h. A frequência cardíaca demonstrou ser indicadora do condicionamento físico, um aspecto importante, pois interfere no desempenho do trabalhador.

Biografia do Autor

Kauê Augusto Oliveira Nascimento, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Engenharia Florestal, UFPR

Fabiano Emmert, Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA

Professor adjunto do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, com ênfase em manejo de florestas nativas.

Niro Higuchi, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA

Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Laboratório de Manejo Florestal (LMF) Área Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Inventário e Manejo Florestal.

Downloads

Publicado

2018-05-29

Como Citar

Nascimento, K. A. O., Emmert, F., & Higuchi, N. (2018). FREQUÊNCIA CARDÍACA PARA ESTIMATIVAS DA CARGA FÍSICA DE TRABALHO NA EXPLORAÇÃO FLORESTAL. BIOFIX Scientific Journal, 3(1), 210–215. https://doi.org/10.5380/biofix.v3i1.58654

Edição

Seção

Artigos