ESTRUTURA DIAMÉTRICA DE UM FRAGMENTO DE FLORESTA OMBRÓFILA MISTA, EM ESTÁGIO INICIAL DE REGENERAÇÃO SOB DOMÍNIO DA ESPÉCIE Ligustrum lucidum W.T. Aiton
DOI:
https://doi.org/10.5380/biofix.v3i2.59439Keywords:
Funções probabilísticas, Mata atlântica, ModelagemAbstract
A Mata Atlântica é um bioma composto por inúmeras tipologias florestais distintas, dentre elas a Floresta Ombrófila Mista (FOM). A FOM apresenta-se de maneira reduzida e fragmentada em diferente estágio de regeneração, o que favorece a presença de espécies invasoras, como por exemplo, o Ligustrum lucidum W. T. Aiton. A hipótese proposta foi que a floresta e a espécie Ligustrum lucidum W. T. Aiton apresentam distribuição diamétrica decrescente ou unimodal. Dessa forma, o objetivo foi verificar a estrutura diamétrica da floresta e de Ligustrum lucidum. Para o estudo foram instaladas três unidades amostrais retangulares de 300 m² em que todos os indivíduos com diâmetro à altura do peito (DAP) acima de 10 cm foram mensurados. Tanto para a floresta como para a espécie em questão, foram ajustadas funções probabilísticas (fdps), com o número de classes definidos pela metodologia de Sturges para avaliar seu comportamento, tendo seus ajustes avaliados através do teste de Kolmogorov-Smirnov. Os resultados mostraram que todas as funções apresentaram aderência (α = 5%) para os dados reais, tanto, para a floresta como para a espécie Ligustrum lucidum. Porém, quando considerada a ponderação dos ajustes para a floresta e para a espécie Ligustrum lucidum a função Wakeby apresentou a melhor bondade de ajuste no ranqueamento total. A estrutura diamétrica demonstra o estágio inicial de regeneração da floresta. A floresta e a espécie Ligustrum lucidum apresentam distribuição exponencial negativa em forma de “J” invertido, a curva do Ligustrum lucidum é mais achatada que a curva da floresta.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC Attribution 4.0) that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of the published work.