MANUTENÇÃO PREVENTIVA COMO DETERMINANTE PARA REDUÇÃO DE CUSTOS DE MANUTENÇÃO DE UM FELLER BUNCHER

Authors

  • Carlos Cezar Cavassin Diniz UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ http://orcid.org/0000-0002-1578-4392
  • Eduardo da Silva Lopes Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Gabriel de Magalhães Miranda Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Henrique Soares Koehler Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/biofix.v2i2.54954

Keywords:

Corte florestal, Mecanização, World Class Maintenance

Abstract

Este trabalho avaliou a atividade de manutenção mecânica de um feller buncher empregando a World Class Maintenance (WCM), que utiliza como premissa a manutenção preventiva, visando a redução dos custos de produção e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. O trabalho foi conduzido em plantios de Pinus taeda e Eucalyptus grandis de uma empresa florestal localizada no estado do Paraná, Brasil. A análise contemplou três períodos subsequentes de seis meses, sendo eles: implantação, amadurecimento e estabilização do modelo WCM. A avaliação foi realizada por meio da determinação dos índices de disponibilidade mecânica, consumo de óleo hidráulico e custos da manutenção. Os resultados mostraram que houve aumento na disponibilidade mecânica do equipamento de 1,75%. Para o consumo de óleo hidráulico, após o período de implantação, houve redução de 63%, reflexo este das manutenções preventivas realizadas durante as atividades.  O custo de manutenção no modelo WCM apresentou redução de 14,4%, ocasionado pelo investimento de infraestrutura e treinamento de mecânicos e operadores. O modelo o WCM mostrou aplicabilidade na manutenção de equipamentos de corte florestal, com potencial de melhorias em relação à segurança operacional, capacidade produtiva e aumento da vida útil dos mesmos.

Author Biographies

Carlos Cezar Cavassin Diniz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutorando em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Possui Mestrado em Ciências Florestais e Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati - PR. Tem experiência na área de colheita florestal com foco em manutenção mecânica e economia. Trabalhou como estagiário na área de desenvolvimento de projetos florestal na Klabin S.A. e posteriormente como trainne na Florestal Gateados na área de colheita da madeira. Possui publicações de trabalhos em revistas científicas e eventos com ênfase em Colheita Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: corte e extração, planejamento, manutenção mecânica, análise operacional e econômica.

Eduardo da Silva Lopes, Universidade Estadual do Centro-Oeste


Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1992), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1995) e doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Colheita e Transporte Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: colheita florestal, produtividade, ergonomia, custos e treinamento. Coordenador do Centro de Formação de Operadores Florestais (CENFOR). Bolsista de Produtividade do CNPq, Nivel 2.

Gabriel de Magalhães Miranda, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa(1997), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa(2000), doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa(2003) e curso-tecnico-profissionalizantepela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena(1987). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Revisor de periódico da Floresta (UFPR), Revisor de periódico da Revista Árvore e Revisor de periódico da Ambiência (UNICENTRO). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo Florestal. Atuando principalmente nos seguintes temas:Madeira - Descascamento - Aspectos econômicos, Madeira - Transporte - Custos, Madeira - Casca - Aproveitamento, Madeira - Casca - Teor de nutrientes - Custos.

Henrique Soares Koehler, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1975), Mestrado em Forestry pela Michigan State University / USA (1979) e Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2002). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Estatística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem, inventário florestal, programação, sistemas computacionais. 

Published

2017-10-10

How to Cite

Diniz, C. C. C., Lopes, E. da S., Miranda, G. de M., & Koehler, H. S. (2017). MANUTENÇÃO PREVENTIVA COMO DETERMINANTE PARA REDUÇÃO DE CUSTOS DE MANUTENÇÃO DE UM FELLER BUNCHER. BIOFIX Scientific Journal, 2(2), 43–47. https://doi.org/10.5380/biofix.v2i2.54954

Issue

Section

Artigos