COMERCIALIZAÇÃO DE SEMENTES FLORESTAIS NATIVAS NA COOPERATIVA ASHANINKA AYÕPARE, ESTADO DO ACRE, 2021

Autores

Palavras-chave:

Mercado de Sementes, Produtos Florestais Não Madeireiros, Viveiros.

Resumo

O uso de produtos e serviços florestais são de grande importância para a conservação e gestão de uma floresta, que possui diversos recursos naturais para promover renda às famílias que nela habitam. Diante desta realidade, os Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNMs) são muito utilizados pelas populações ribeirinhas e indígenas. Todavia, embora os PFNMs tenham uma grande importância socioeconômica, existem poucas informações sobre a quantidade, preços, processos de produção, industrialização e comercialização desses produtos. Neste contexto, Cooperativa Ashaninka Ayõpare busca promover a coleta e comercialização de sementes florestais nativas da sua região. Do exposto, o presente estudo objetivou gerar informações sobre a estrutura de mercado e de estratégias de marketing que subsidiem essa Cooperativa a gerenciar e executar a comercialização das sementes florestais nativas no estado do Acre. Para tal, foram empregados formulários que, aplicados em entrevistas com os proprietários de viveiros nesse estado, permitiram coleta de dados para subsidiarem estudos sobre a estrutura de mercado e caracterização do marketing e da comercialização de sementes florestais nativas. Complementando, ocorreram reuniões com os coletores de sementes para a construção e análise da cadeia produtiva das sementes florestais. Dos resultados obtidos, tem-se que: 1) O mercado acreano de sementes é altamente concentrado no consumo de sementes florestais nativas e na produção e venda de mudas florestais; 2) Existem poucas variedades de espécies nativas para compra no mercado local; 3) Os meios de comunicação das empresas não ocorrem por mídias sociais e 4) Há carência de informações das espécies nas embalagens do produto.

Biografia do Autor

Zenobio Abel Gouvêa Perelli da Gama e Silv, Universidade Federal do Acre

Graduação (1979), Mestrado (1988) e Doutorado (2000) em Engenharia Florestal pela UFPR

Larisse da Silva Ganda, Universidade Federal do Acre (Ufac)

Formada em Enganharia Florestal na Universidade Federal do Acre (Ufac) em 2018 e Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Acre (Ufac) em 2021.

Downloads

Publicado

2025-04-08

Como Citar

da Gama e Silv, Z. A. G. P., & Ganda, L. da S. (2025). COMERCIALIZAÇÃO DE SEMENTES FLORESTAIS NATIVAS NA COOPERATIVA ASHANINKA AYÕPARE, ESTADO DO ACRE, 2021. Biofix Scientific Journal, 10(1). Recuperado de https://revistas.ufpr.br/biofix/article/view/96932

Edição

Seção

Artigos