ESTRUTURA E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE Licania macrophylla EM ECOSSISTEMA DE VÁRZEA NO ESTUÁRIO AMAZÔNICO

Autores

  • Karla Mayara Almada Gomes Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós Graduação em Engenharia Florestal - PPGEF.
  • Randerson José de Araujo Sousa Universidade do Estado do Pará, Santarém, Pará.
  • Carla Talita Pertille Universidade Federal do Paraná - UFPR. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós Graduação em Engenharia Florestal - PPGEF. https://orcid.org/0000-0003-0063-9819
  • Girlene da Silva Cruz Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós Graduação em Engenharia Florestal - PPGEF.
  • Lizandra Eliziário dos Santos Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará, Brasil
  • João Ricardo Vasconcellos Gama Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5380/biofix.v9i1.93838

Palavras-chave:

Distribuição diamétrica, Manejo Florestal, Amazônia

Resumo

As florestas de várzea têm potencial tanto para o aproveitamento de espécies madeireiras quanto não madeireiras e sua pluralidade arbórea contempla a espécie Licania macrophylla. O objetivo desta pesquisa foi conhecer a estrutura, a distribuição espacial e o balanceamento populacional de Licania macrophylla nas regiões de várzea alta e baixa do estuário amazônico. O estudo foi realizado em uma propriedade florestal localizada no município de Afuá, estado do Pará, onde foram distribuídas sistematicamente parcelas amostrais para a mensuração do estrato adulto (DAP ≥ 15 cm) e da regeneração (Ht ≥ 0,3 m a DAP < 15 cm). A densidade, o volume comercial e a dominância em área basal da população foram maiores na várzea alta. Além disso, a espécie possui uma estrutura diamétrica com maior abundância de indivíduos jovens que adultos e, nos dois ecossistemas, a floresta se encontra não balanceada, com padrão de distribuição espacial agregado e um alto potencial regenerativo.

Biografia do Autor

Carla Talita Pertille, Universidade Federal do Paraná - UFPR. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós Graduação em Engenharia Florestal - PPGEF.

Engenheira Florestal formada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Mestre em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Especialista em Gestão Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é aluna em nível de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuando em projetos de pesquisa relacionados a aplicação de geotecnologias e sensoriamento remoto na área florestal bem como análises espaciais direcionadas para o manejo de florestas.

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

Almada Gomes, K. M., Araujo Sousa, R. J. de, Pertille, C. T., Silva Cruz, G. da, Eliziário dos Santos, L., & Vasconcellos Gama, J. R. (2024). ESTRUTURA E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE Licania macrophylla EM ECOSSISTEMA DE VÁRZEA NO ESTUÁRIO AMAZÔNICO. BIOFIX Scientific Journal, 9(1), 9–16. https://doi.org/10.5380/biofix.v9i1.93838

Edição

Seção

Artigos