PROGNOSE DA ESTRUTURA DIAMÉTRICA EM UM FRAGMENTO DE FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/biofix.v8i1.89271Palavras-chave:
Amplitude, Classes diamétricas, Razão de movimentação de diâmetroResumo
No manejo florestal a tomada de decisão envolve vários fatores, entre eles a aplicação de métodos de prognose. Não é uma tarefa simples aplicá-los em florestas inequiâneas, devido à grande diversidade de espécies e idades. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a acuracidade de ferramentas como a Matriz de Transição (MT) e da Razão de Movimentação de Diâmetros (RMD) para a prognose da estrutura diamétrica em um fragmento da Floresta Estacional Semidecidual localizado em Cássia, Estado de Minas Gerais. Para isso, a prognose foi efetuada em um período de 4 anos de intervalo (1997 a 2001) para duas amplitudes (5 cm e 10 cm) de classes diamétricas, aplicando-se os métodos MT e RMD, no período entre 2005 e 2009. A eficiência das projeções foi avaliada por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov e pelo teste de Friedman. Após a escolha do melhor método e amplitude, a projeção da estrutura da floresta foi efetuada para o ano 2022. A projeção efetuada com o método RMD apresentou maior eficiência para os anos de 2005 e 2009, porém, em 2009, somente para o número de indivíduos. A amplitude de 5 cm foi a que melhor descreveu a estrutura diamétrica dos conjuntos de dados avaliados, em ambos os anos, evidenciando ser a dinâmica da floresta mais lenta que a previamente avaliada. Novas pesquisas devem ser efetuadas para melhorar as projeções para além de um período, pois para apenas um período exigem estrito acompanhamento por muitos anos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC Atribuição 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC Attribution 4.0) that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of the published work.


















