PRODUÇÃO FLORESTAL EM PROPRIEDADES RURAIS FOMENTADAS: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS, PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/biofix.v6i2.79000Palavras-chave:
Atividades florestais, Fomento florestal, Uso da terraResumo
O fomento florestal é um instrumento estratégico que promove a integração dos produtores rurais à cadeia produtiva e lhes proporciona vantagens econômicas, sociais e ambientais. O presente trabalho teve como objetivo analisar o planejamento e a produção florestal em propriedades rurais fomentadas no município de Dois Vizinhos, Paraná. O programa de incentivo ao desenvolvimento florestal realizado pelo município em 2009 e 2010, contemplou 147 produtores com mudas de Eucalyptus spp., distribuídos em 33 localidades. Foram obtidas respostas de 86 participantes, 40 beneficiados com mudas em 2009 e 46 em 2010. A aquisição de dados ocorreu por meio de visitas e aplicação de questionários; relacionadas as características socioeconômicas do entrevistado, motivação em participar do programa, bem como informações das atividades silviculturais. Os dados foram analisados com ferramentas de estatística descritiva e teste qui-quadrado. Essa análise compreendeu, principalmente, a categorização dos entrevistados em dois grupos: os que adquiriram mudas em 2009 e os que adquiriram mudas em 2010. Os resultados mostram a existência de uma produção florestal de pequena escala, cerca de 1 ha, sendo realizada por agricultores familiares. As operações silviculturais foram realizadas utilizando de trabalho manual e pouco uso de mecanização. Os recursos utilizados, bem como os insumos, foram provenientes da propriedade ou estão disponíveis nas proximidades, a um baixo custo. A produção florestal sofreu com a falta de recursos e serviços especializados; o que levou a tomada de decisão baseada na estrutura física e organizacional de outras atividades agrícolas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC Atribuição 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC Attribution 4.0) that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of the published work.